Fiz pão hoje, não é minha especialidade, mas ficou bom.. Ó aí:
- 15g fermento ativo fresco (ou 5g do seco instantâneo)
- 3 colh. (sopa) azeite de oliva
- 1 colh. (chá) açúcar
- 3 1/4 xic. farinha de trigo (de preferência para pães)
- 1 1/2 colh. (chá) sal
- 1/3 xic. de azeitonas pretas sem caroço
- 1/2 colh. (sopa) alecrim fresco picado
- Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e 1 xic. de água morna ou em temperatura ambiente e misture. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar NADA, comece de novo com um fermento mais fresco).
- Junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica.
- Coloque a massa de volta na tigela e cubra com um pano de prato (úmido, se o dia estiver muito quente e seco). Deixe fermentar por 1h30-2h, até que a massa tenha dobrado de tamanho e um dedo ligeiramente pressionado na massa deixe sua marca.
- Retire o ar da massa e a divida ao meio. Junte metade das azeitonas e do alecrim a cada porção de massa e sove até que esteja tudo bem incorporado. As azeitonas farão com que a massa fique pegajosa no começo, mas depois ela volta a ficar elástica.
- Forme duas baguettes curtas, de uns 15 cm e deixe fermentar em uma bancada enfarinhada, cobertas por um pano de prato, por 20-30 minutos. Pré-aqueça o forno a 220ºC, com a pedra na grade do meio, se você usar uma.
- Faça um corte no sentido do comprimento em cada pãozinho. Se não usar a pedra, coloque em uma assadeira e leve ao forno. Se usar, use uma pá de pizza para deslizar os pães para dentro do forno. Não é preciso espirrar água. Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles. Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir. Eles se mantém macios por dias se enrolados frouxamente em um pano de prato e mantidos em local fresco, sem sol direto.
PÃO DE AZEITE COM AZEITONAS PRETAS
(ligeiramente adaptado por Ana Elisa, a menina que mais entende de comidas gostosas que eu já ouvi falar.. do livro Falling Cloudberries, de Tessa Kiros)
Ingredientes:
Preparo:
Aproveitando pra dizer que to vivendo um surto decorativo, vontade de mudar tudo aqui em casa.. Fui na etna hoje, loja nova em BH de coisinhas para casa.. comprei utensílios organizacionais, (isso existe??) vou começar organizando a bagunça.. vou dando notícias!
Rafa Goldstein comprou além de utensílios organizacionais, forminha de picolé, e procura por receitas legais..
A receita É da Ana Elisa, por tanto, deveria estar entre "..".. Falha nossa!
ResponderExcluirHahahaha amei o post!!!
ResponderExcluirMamys empolgou aqui!
Outra novidade, seus dotes culinários (pq eu, mesmo seguindo receita não atinjo resultados satisfatórios rsrs)!
Crtza de sucesso nos cafés da vizinhança com essas delícias!
Ps.: Podem me usar de cobaia degustadora, eu faço esse favor ;P
Meu Deus...foi esse o pão que perdí?
ResponderExcluirRafa...sério...essa idéia é ótimaaa...eu vou querer pão quente toda manhã meninaaa!!!!
Se eu fosse vc, corria e registarava a idéia...(como se registram marcas...isso existe?)
Menina criativa essa...