Esse blog nasceu para falarmos de tudo, tudinho! Quero dividir minhas experiências com outras pessoas, e só pra constar.. já passei por um bocado nessa vida!.. Passa o olho por aí, alguma coisa deve te interessar!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Ureterocele
Resolvi falar aqui de um probleminha que Antônia nasceu com ele..
Chamada Ureterocele, é uma má formação congênita, comum.. mas tem tanto a ponto de acharmos que seríamos "premiados" por ela..
Decidi falar aqui, por que quando eu estava vivendo o auge do problema, o que eu mais queria eram informações.. médicas.. ou de alguém que já tivesse passado por tudo que eu ainda haveria de passar..
Descobri que ela tinha uma dilatação pielocalicinal no último ultra som da gestação.. normalmente, essa má formação é visualizada no ultra do 5º mês, chamado ultra som morfológico.. mas no nosso caso.. só fomos descobrir quando faltava pouco pra ela nascer.. o que não fez muita diferença, por que dentro da barriga não é possível interferir (neste caso!)..
Essa dilatação é uma dilatação renal, que pode resolver espontaneamente após o nascimento, ou pode ser consequência de algum outro problema.. no caso dela era a ureterocele..
Palavra que povoou os mais terríveis sonhos que já tive..
Com 13 dias de vida ela fez o 1º ultra som... diagnosticado o problema, procuramos o pediatra dela, que logo nos encaminhou para um cirurgião..
Clécio Piçarro o nome do Cara.. ele nos disse que o caso dela era realmente cirúrgico, e que o que ela apresentava mais detalhadamente era uma ureterocele intravesical (localizada totalmente dentro da bexiga) com duplicação do sistema coletor do lado direito, resultando em um rim muito dilatado na porção superior. Sugeriu a hemi nefrectomia (retirada parcial do rim doente), o esvaziamento da ureterocele (que é na verdade uma "bolsa" que fica retendo a urina e causando infecção urinária recorrente), e retirada do ureter duplicado.
Lá fomos nós, faltando pouco para ela completar 4 meses, ela foi operada.. Foi um sucesso, pós operatório inacreditável.. criança é de Deus mesmo.. nem parecia que ela tinha operado.. no dia seguinte estávamos em casa.
Esqueci de contar que ela toma antibiótico por profilaxia desde o dia em que nasceu.. Na alta da cirurgia, Dr. Clécio suspendeu o antibiótico.. e 25 dias depois ela teve a 1ª infecção!.. aff.. senti um aperto no peito, e meus sonhos se povoaram de novo com o temido nome..
Suspeitamos de que a ureterocele havia enchido novamente, suspeitamos de refluxo urinário, e suspeitamos tb que o coto do ureter retirado estava retendo um pouco de urina.. Todas essas possibilidades já haviam nos sido expostas pelo médico..
Tratamos a infecção, e lá se vão exames e mais exames de urina.. exames de sangue.. dor e sofrimento pra mim.. acredito que ela não tenha sentido muita dor, a não ser durante os episódios de infecção..
Antes de operar, e depois dela ter a segunda infecção, ela fez um exame chamado uretrocistografia miccional.
É um exame que utiliza contraste, injeta via uretra, e depois são feitos raio-x.. para diagnosticar ou não a presença de refluxo urinário.. Quando a urina volta, da bexiga para os rins..
Diagnosticado, Antônia desenvolveu o refluxo pós cirurgico, do lado operado. Refluxo grau 3 para 4. Considerado um refluxo alto e importante.
A nefrologista dela indicou a continuidade da profilaxia, aguardando a cura espontanea, através do crescimento da criança. O cirurgião me deixou claro, que em mais um caso de infecção ele partiria para uma segunda cirurgia..
Não foi o caso e nem será, se Deus quiser!
Antônia está ótima, faz uso de Bactrim todos os dias, e sua ultima infecção (só para constar, a 3ª, foi em outubro do ano passado, devido a baixa dosagem que estavamos dando para a profilaxia, ajustada a dose, tudo ficou em paz!)
Aos 1 ano e 8 meses vamos repetir os exames com a certeza de que está tudo no devido lugar!
Amém!
=D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ou seja daqui dois meses saberemos da notícia boa!!!!!
ResponderExcluirAntônia e vcs foram muito fortes nessa época Rafa! Mulher porreta essa viu!!!!
Beijokas mil!!!!!
Rafa.... vc não deixou seu último pensamento (comentário) como sempre deixa....
ResponderExcluirvou colocar p vc, se ficar ruim vc coloca outro!
"Rafa Goldstein ama a filha dela, faz tudo pela filha dela e tem a certeza de que estará tudo bem com a filha dela".
Adorei! =D..
ResponderExcluir.. comentário Rafa Goldstein desse post, postado pós post, via Lina!..
Olá Rafa,
ResponderExcluirQue coincidência tb tenho uma bb Julia que nasceu com alguns probleminhas entre eles a ureterocele.
Hoje dia 02/04 venho dizer que ela acaba de sair de uma infecção. E como nós sofremos.
A Júlia nasceu com uma duplicação de ureter,hidronefrose rim direito e ureterocele. Tb descibri na gestação! Logo procurei o hospital das clinicas e aguardamos ela completar 01 ano para opera-la. Assim desde que nasceu fez uso de bactrin. Chegou o dia da operação 06/06/2011 como demorou esta cirurgia 10 horar de pura agônia. Retiraram parte do rim direito ( sem funcionalidade), corrigiram a duplicação e "furaram" a ureterocele. Bem a chance de voltar é 65% dos casos me afirmou o Dr Amilcar. Vim embora para Joinville onde residuo atualmente passaram-se 5 meses após a cirurgia corri com a Juju com febre alta a temida infecção - Procurei o Pró Rim aqui em Joinvile e ela é assistida pelo Dr Arthur porém temos que controlar as infecções com profilaxos no caso dela a Nitrofurantoina achamos precoce opera-la agora para "furar" a uretorocele. E minha vida está assim a Juju tem 01 ano e 10 meses e tb lutamos. Agora tem 10 dia que se recupera de uma infecção. Estaremos em junho fanzendo aquele uretrocistografia para ver a funcionalidade. Gostaria de poder compartilhar muito mais coisas. Um gde abraço a vc e a toda a sua familia.
Daniela S. ( daniela@fnsdart.com.br)
Oi Daniela.. Espero que fique tudo bem com sua Juju! Aqui em belo horizonte temos médicos muito bons, referencia no assunto.. Se quiser te passo o contato.. antônia graças a Deus está ótima, não toma mais antibiótico ha 7 meses, e em seu último exame (ultra som) constou que tudo está no devido lugar! Vamos trocando figurinhas! Um beijo p sua família tb!
ResponderExcluirEu tb nasci com ureterocele, mas só descobri aos 18 anos de idade, operei, com muito medo, aos 20. Hoje, com 27, não tenho do que reclamar, mas sei que pode voltar a acontecer, pois não fiz a retirada completa, foi apenas um procedimento de desobstrução a laser.
ResponderExcluirQuem precisar de informações, meu email é leoconassessoria@gmail.com
ola sou Thaisa e tenho uma filha chamada Giovana que tem 2 anos e 7meses descobri no 6º mes de gestação o refluxo e uma duplicação vem fazendo muitos isames o medico disse que ela precisa de uma cirurgia para retirada parcial do rim esquerdo e o reenplante do ureter estou aflita pois o medico que vem trantando ela não é capaz de fazer essa cirurgia porque segundo ele é de alto risco e na minha cidade não tem especialista somente cirurgião geral. pedi para ele me encaminhar para unicamp ou hospital das clinicas mas ainda não me respondeu. Estou muito nesvosa.
ResponderExcluirObrigada.
Oi meu nome é Simone e gostaria de saber mais sobre esse problema, pois descobrir a três dias que meu filho tem ureterocele bilateral e ele tem 7anos, estou muito nervosa
ResponderExcluirMeu email é Simatos17@gmail.com
ResponderExcluirDoc james
ResponderExcluirOlá, meu nome é Dr. James Henrique da Universidade de Benin Ensino
Hospital, sou especialista em Cirurgia de Órgãos e lidamos com
Compra de órgão de humanos que querem vender, e estamos localizados em
Nigéria, EUA e na Malásia, mas a nossa sede está na Nigéria. E se
Você está interessado em vender seu rim, ou vender qualquer parte do seu
Órgão do corpo Entre em contato conosco para mais informações. Entre em contato conosco via
Email: jameshenryhome@gmail.com
O WhatsApp +2348110133466
Esperando ouvir de você.
Saudações,
Dr. James
CHEFE EXECUTIVO
UNIVERSIDADE DE BENIN ENSINO HOSPITAL.
Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
ResponderExcluirVocê também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.
OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.